Você pode estar à um follow-up de sua próxima venda!

Escrito em 06/04/2022
William Caldas


Impressiona o quanto se perde de vendas pelo simples fato de não se cobrar um retorno do cliente. 

 

Existe um rio de vendas não concretizadas, pela única razão de NÃO EXISTIR ACOMPANHAMENTO por parte de quem vende!

 

“Podemos dar os próximos passos?”

“Há alguma dúvida que podemos sanar para prosseguirmos com o projeto?”

“Envio hoje mesmo o contrato para assinatura e já agendaremos a próxima visita para efetivarmos o treinamento dos usuários do meu serviço”

 

O que não falta é texto para cobrar o retorno do cliente, para fazer o chamado follow-up! 

 

Normalmente quem não faz follow-up, apresenta um ou mais dos hábitos abaixo:

 

- Inicia o processo de venda, mas não dá continuidade ao processo. É bom de iniciativa, mas ruim em “acabativa”.

 

- Delega o follow-up para alguém que não está inserido no contexto, a ponto de soar estranho ao ouvido do cliente. 

 

- Não faz literalmente um controle sobre as fases do processo de vendas, se perde numa lista ineficiente de contatos realizados, que não estão numa ordem cronológica e muito menos há registro sobre o detalhe dos contatos, das visitas realizadas.

 

- Tem CRM na empresa, mas não usa com eficiência. Quando usa o CRM imputa informações genéricas, sem dados precisos sobre o processo em que o cliente está inserido. 

 

- Tem a crença limitante que diz que “CRM é para controlar o vendedor”. Sabe de nada inocente, acredite, é para inclusive te incentivar e te apoiar a vender mais!

 

- Tem preguiça de cobrar um retorno do cliente.

 

Acredite: sua próxima venda pode estar à um follow-up. 

 

Quando falhamos em não executar o follow-up, transferimos o “título” de concorrente, do nosso concorrente para nós mesmos.

 

Vamo que vamo, a venda não pode parar!

 

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