A limitação nunca é do mercado, pode estar na sua percepção da realidade do mercado.

Escrito em 25/02/2022
William Caldas


A limitação nunca é do mercado, pode estar na sua percepção da realidade do mercado.

Já parou pra pensar que um dos maiores limitadores para as nossas vendas acontecerem, pode estar onde na maioria das vezes acreditamos que não esteja, em nós mesmos?

Um grande desafio que vejo nos dias atuais, é que cada um de nós que trabalha com vendas, seja orientado a dados, a números. 

Ao longo da história, aprendemos que a nossa experiência em vendas seria nossa "garantia" para superarmos nossas metas.

"Eu tenho muita experiência em vendas" é uma frase que é quase um "amuleto" para alguns. A experiência é importante? Claro que é! Isso não se discute. Agora, imagine toda a sua experiência em vendas, com um aliado que requinta esse seu conhecimento, o dado, o fato, o registro, a "foto" atualizada sobre a realidade!

Para quem tem uma região delimitada para vender, como um bairro, uma cidade, um estado, quantos potenciais compradores do seu produto e serviço existem na sua região? Quantas empresas existem ali? Quais são os segmentos dessas empresas? Quantos consumidores moram nessa região e são potenciais compradores do que você vende?

Olhando para dentro da sua empresa, para as informações do seu CRM / BI, o que você aprende com esses dados? Quantos clientes ativos sua região possui, qual o ticket médio desses clientes ativos, quantos porcento do seu mix de produtos eles já compraram e não compraram ainda? Quantos clientes inativos sua região possui hoje? quanto era o ticket-médio que cada inativo deixou de comprar? Onde essas empresas estão, para você poder agendar uma sequência de visitas para propor um novo tempo de relacionamento com sua empresa? O que dizem os registros de visitas nestas empresas, quais foram as dores identificadas ao longo do tempo por quem os visitou?

É importante ter clareza antes de cometer o pecado de rotular um uma região com frases como "aqui não tem potencial".  

Acredite, muitas vezes a limitação não está no mercado, mas na nossa percepção da realidade do mercado!

Vamo que vamo, a venda não pode parar!