Por que é vital prospectar?

Escrito em 20/02/2022
William Caldas


Um dos livos que mais recomendei nos últimos anos foi o Prospecção Fanática do autor Jeb Blount. O livro é espetacular. Apresenta uma série de sugestões e alternativas para equipes de vendas executarem a prospecção em sua dia a dia. Um dos maiores ensinamentos do livro, na minha opinião é o que ele chama de "A regra dos 30 dias". 

Segundo Blount, "...A regra dos 30 dias afirma que a prospecção que você faz nesse período de 30 dias, vai gerar resultados nos 90 dias seguintes. É uma regra universal simples, mas poderosa, que rege as vendas, e você a ignora por sua conta e risco. Ao internalizar essa regra, ela vai orientá-lo a nunca deixar a prospecção para outro dia. A consequência da Regra dos 30 Dias é simples. Perca um dia de prospecção e suas consequências vão aparecer em algum momento dos 90 dias seguintes. Perca uma semana e você vai sentir a perda no seu cheque de comissão. Perca o mês inteiro e vai afundar seu pipeline, sofrer uma queda e acordar desesperado 90 dias depois, sentindo-se um perdedor e sem ideia de como chegou a esse ponto."  

 E foi pensando em sugerir alternativas de formas de prospecção que preparamos a arte que acompanha esse artigo, que tem simplesmente a intenção de demonstrar como que diariamente, nós que executamos visitas de vendas externas, seja para vender produtos e serviços no B2B ou serviços no B2C, podemos criar o hábito sagrado de prospectar frequentemente. 

Parafraseando o professor Peter Drucker quando escreveu: "a cultura come a estratégia no café da manhã", a reflexão é...ou nós de vendas criamos cultura de prospecção, cultura de executar a prospecção, disciplina para ter uma parte do nosso tempo diário e semanal para prospectar, ou nossas mais belas intenções de vendas serão engolidas e devoradas por nossa indisciplina de não fazer aquilo que é o cerne da atividade de vendas!

Vamo que vamo, a venda não pode parar! 

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