Os desafios dos varejistas no Brasil em 2021

Escrito em 14/12/2020
William Caldas

Logo que a pandemia se abateu sobre o mercado brasileiro, nós estruturamos uma mentoria focada na atitude dos líderes empresariais para colaborar com insights, ideias, sugestões de ações e ferramentas.

Atendemos centenas de pessoas de todo o Brasil com uma mentoria rápida e transmitida online. 

Convidamos os participantes a responderem uma pesquisa que nortearia nossas sugestões para estas empresas.

A pesquisa apontou que uma parte importante dos participantes não tinham um segundo canal de vendas. Muitos dos varejistas que participaram da mentoria, relataram que estavam buscando ferramentas acessíveis e cuja curva de aprendizagem fosse a mais rápida possivel.

Hoje, meses depois, percebemos que a pandemia fez muitas empresas fecharem as portas, o índice de desemprego no Brasil cresceu muito e todos nós que trabalhamos com educação corporativa, seja através de palestras, videos, blog ou podcast, buscamos cada vez mais colaborar com a entrega de conteúdo para que as empresas do varejo, de serviços, indústrias, enfim, para que o mercado reaja o quanto antes.

Alguns dos muitos desafios dos varejistas no Brasil em 2021 será:

1) Investir cada vez mais em base de dados, em tecnologia da porta pra dentro.

2) Estreitar o relacionamento com seus clientes, de maneira que eles percebam valor na marca, na empresa, não apenas no preço.

3) Treinar cada vez mais suas equipes de vendas, buscando compreender as mudanças de comportamento dos clientes no mercado pós-covid19 e fazer suas adequações desde a estrutura até os argumentos. 

O mais importante será que as lideranças sejam as bússolas de seus times e que as empresas tenham uma estratégia clara e conhecida pela equipe.

Vamo que vamo, a venda não pode parar!

William Caldas