A tríade do resultado: meta, métrica e método!

Escrito em 19/04/2022
William Caldas

Imagine um profissional de vendas "no campo de jogo" com produtos e serviços para vender, uma região para atender e uma meta para atingir. 

 

E imagine essa cena acontecendo numa segunda-feira, primeiro dia útil do mês, pós não-cumprimento do resultado (meta) do mês anterior. 

 

Para quem trabalha com vendas sabe que em uma situação como essa, uma das coisas que mais cobramos de nós mesmos é: "eu preciso fazer um gol, em resumo, fazer uma venda!"

 

Quando observamos a agenda do cidadão de vendas que não está com resultado, uma das primeiras coisas identificadas é a ausência de estratégia.

 

Se a cena que eu descrevi acima te fez lembrar um dia que vivenciou recentemente, sugiro que na construção da estratégia de sua agenda de vendas, você considere os seguintes pontos:

 

- A sua meta mensal/semanal/diária (estabeleça o desdobramento da sua meta por semana e dia)

 

- Os indicadores que você precisa melhorar seu desempenho (identifique-os, monitore-os diariamente)

 

- Crie rotina com foco em resultado (priorize o que impacta diretamente seu resultado)

 

- Diga um sonoro "não" a tudo que te distanciou da meta no mês anterior (tudo que te distraiu e que tirou seu foco).

 

Tão importante quanto saber o que você priorizará é definir o que você não fará.

 

A tríade do resultado é meta, métrica e método.

 

A meta puxa seu aprendizado, te faz perguntar "qual conhecimento hoje me falta para chegar ao resultado?". Busque esse conhecimento e "pra ontem."

 

A métrica é o monitoramento do "pulso" das suas vendas. Se há pulso, há vida, há venda! Se falta pulso, falta visita, falta prospecção, falta execução.

 

O método é o caminho, o passo a passo que bem executado e com disciplina, vai produzir vendas. E essas vendas retroalimentam o indicador (a métrica), que por sua vez constrói o resultado, a meta!

 

Vamo que vamo, a venda não pode parar!

 

#vendasconsultivas

#vendasb2b

#lideranca