"Estou voltando de uma reunião que poderia ter sido um email"

"Estou voltando de uma reunião que poderia ter sido um email"

Escrito em 25/05/2019
William Caldas

Está para existir algo que irrite mais um vendedor que ele ser convidado para uma reunião em que a única decisão foi agendar outra reunião. Recentemente vi uma pessoa usando uma camisa com uma frase que me chamou a atenção. Estava escrito na camisa:

"Estou voltando de uma reunião que poderia ter sido um email".

Recentemente em uma live que fiz no Facebook e no Instagram, uma pessoa me perguntou: "William, o que não pode faltar em uma reunião de vendas?"

Eu respondi: "Razão e motivo para reunir".

Se calcularmos a soma do tempo perdido anualmente em reuniões sem motivo, sem objetivo, provavelmente o resultado não será pequeno.

Se você é gestor comercial, sugiro que você observe estas 6 perguntas que deverão ser respondidas antes de convocar qualquer reunião:

1) Qual é o principal motivo desta reunião acontecer?

2) Justifica deslocar a equipe de vendas para esta reunião?

3) Você está alinhado com seus pares para a execução desta reunião? Ex: O diretor alinhado com o Gerente, que está alinhado com os supervisores, etc...

4) A reunião incluirá algum aprendizado para a equipe praticar junto aos clientes?

5) Você estará com os números super atualizados para responder dúvidas dos participantes?

6) Se a reunião for para apresentar algum produto ou serviço novo, você que conduzirá a reunião, está seguro(a) para fazer a apresentação e responder dúvidas sobre o que apresentar?

7) Por uma questão de tempo e redução de custos (no caso da necessidade dos participantes se deslocarem), esta reunião pode ser realizada de maneira online, através de uma video-conferência?

8) As pessoas serão avisadas com tempo suficiente para que preparem as informações que você deseja que elas levem para a reunião?

9) As pessoas serão avisadas da pauta da reunião com antecedência?

10) Você considerou a possibilidade de que a data que deseja fazer a reunião coincidirá com a última semana de vendas do mês, semana de fechamento de quinzena, etc?

Acredite, as pessoas sentem-se valorizadas e com um sentimento de pertencimento maior quando informamos os detalhes da reunião com antecedência. Quando não oferecemos nenhuma informação com antecedência sobre a pauta da reunião e avisamos em cima da hora, correremos o risco de gerar na cabeça das pessoas a seguinte pergunta: será uma reunião ou uma armadilha?

Vamo que vamo, a venda não pode parar!

William Caldas