Coloque a máscara de oxigênio primeiro em você

Escrito em 11/07/2019
William Caldas


Quem já teve a experiência de viajar de avião, com certeza ouviu essa frase no momento em que os comissários de bordo dão orientações sobre a segurança no voo. 

 

Eles sempre dizem o seguinte: 

 

“Em caso de despressurização, máscaras cairão automaticamente. Coloque a máscara de oxigênio primeiro em você. Puxe uma delas, coloque-a sobre o nariz e a boca ajustando o elástico em volta da cabeça e só depois auxilie os outros, caso necessário.”

 

Eu sempre me perguntei por que primeiro em mim e só depois na outra pessoa? 

 

Fui pesquisar e descobri que a explicação é que quando há despressurização da cabine, haverá falta oxigênio e é ai que a máscara entra em ação. Imagine a seguinte situação, cabine despressurizada, você tenta colocar a máscara primeiro em outra pessoa e quando menos espera, você desmaia por falta de oxigênio. 

 

Em resumo: dependendo do tempo que você levará para tentar auxiliar a outra pessoa, dado o possível desespero da situação, o oxigênio poderá faltar para você e para a pessoa que você tentou auxiliar. Os dois literalmente podem apagar por falta de oxigenação no cérebro.

 

Quando aprendi essa explicação, fiquei imaginando como essa situação cabe no dia a dia de um vendedor.

 

Adaptando a frase dos comissários de bordo a vendas, ela ficaria algo como:

 

“Em caso de falta de atitude, conhecimento e disposição para estudar sobre seu produto ou serviço, o resultado cairá automaticamente. Pegue aquele treinamento que você está enrolando para fazer, coloque sua atenção e foco nele, e só depois atreva-se a querer curar a dor de um cliente.”

 

Antes de querer curar a dor dos outros, precisamos curar as nossas.

 

Vamo que vamo, a venda não pode parar!

 

William Caldas