A venda acontece primeiro na mente de quem vende

Escrito em 25/05/2019
William Caldas

Atitude é o nome do jogo em vendas. O que nós vendedores precisamos estar cada vez mais conscientes é que a venda acontece primeiro na mente de quem se propõe a vender. Aquele momento em que estamos em contato com o cliente é a consequência de algo que “já aconteceu” antes na mente do vendedor. 

Quando observamos os campeões de vendas no dia a dia, percebemos que eles possuem uma confiança em vender acima da média. Conhecem com profundidade os produtos e serviços que vendem, buscam entender com maestria as dores apresentadas por seus clientes, em resumo são dedicados na busca pela excelência na carreira de vendas.  Com o passar do tempo eles ficam especialistas não apenas em vendas, mas em identificar dores nos clientes. 

A confiança do profissional campeão de vendas é construída à medida que ele antes de lembrar dos seus resultados crescentes em vendas, está consciente da necessidade de se atualizar frente às mudanças de mercado.

Abaixo listo 3 mudanças de mercado que estimulam o campeão de vendas a se atualizar:

1) A mudança no comportamento dos clientes

Os clientes sempre mudaram o hábito de compra há cada período de tempo. A novidade agora é que a velocidade da mudança em seu comportamento é bem maior que décadas atrás. Se no início do ano o cliente, por exemplo, tinha medo ou receio de comprar através do seu celular, em questão de dias ele pode se encorajar e desmistificar a compra online. Isso muda tudo em suas decisões futuras para novas compras. Quem antes tinha receio em comprar online, hoje pensa a cada compra: "Qual a razão para eu sair de casa e ir até uma loja?" 

2) As mudanças e os avanços tecnológicos

Os campeões de vendas adoram buscar inovação. Querem sempre estar atentos a eventos que apresentem novidades que poderão fazer a diferença não apenas para ele no seu dia a dia de vendas, mas para seus clientes. Ele sabe que é um baita diferencial competitivo estar à frente dos outros vendedores em um quesito importantíssimo e que é muito valorizado pelos clientes: o repertório.  Ter repertório é ter o que conversar com o cliente, ir além das informações sobre os produtos e serviços, formas de pagamento e de prazo de entrega. Os clientes amam quando encontram um vendedor que adora conversar sobre o mercado, sobre as inovações que facilitam a vida do cliente, etc.

3) As mudanças e os avanços nos processos de vendas

Os campeões buscam estar na vanguarda do conhecimento sobre vendas. Eles sabem que quando surge uma melhoria no processo de vendas mercado e que isso pode gerar mais resultados no mesmo espaço de tempo, ele se interessa por se atualizar rapidamente.

Os profissionais que se destacam nas áreas comerciais em vendas possuem autorresponsabilidade para questões importantes na vida de um vendedor. Quando você conversa com um vendedor campeão, não é incomum ouvir dele: "Eu invisto em mim porque a responsabilidade do avanço do meu currículo é meu, não da empresa que eu trabalho ou represento". 

Já que o nome do jogo é atitude, sugiro que você que trabalha com vendas responda essas 3 perguntas à cada início de mês:

1) Qual(is) livros sobre vendas ou temas importantes para a minha carreira nas vendas eu li no mês que acaba de terminar?

2) Nos últimos 6 meses, quais treinamentos eu participei e que fizeram total diferença no crescimento dos meus resultados?

3) Nos próximos 6 meses, quais serão os eventos - presenciais e/ou online - que acontecerão no meu segmento de atuação?

As suas respostas com certeza poderão estimular sua atitude a estar em maior sintonia com seus resultados em vendas. 

Vamo que vamo, a venda não pode parar!

William Caldas